Auto estima

Como anda sua autoestima?

Savio Chaul

Qualquer época é a época ideal para colocar em prática velhos projetos que nos levem a uma relação saudável com quem somos e que nos deixe com a autoestima elevada. Isso pode mudar radicalmente sua relação consigo mesmo e com o mundo. Para ajudar você nesse sentido, aí vão algumas dicas possíveis de mudanças de atitudes:

Foque no autoconhecimento:

Autoconhecimento é o principal processo para o crescimento pessoal. Entender seus pontos fortes, e fracos, suas limitações, compreender os aspectos que o fizeram ser quem você é e regenerar seu amor próprio.

Ser mais realista em relação às suas expectativas:

Reflita se o que você espera que aconteça está de acordo com as sua possibilidades para não ficar se frustrando constantemente e baixando sua autoestima. Aceite as pequenas vitórias, são elas que tornam as grandes vitórias possíveis.

Não busque pela perfeição:

A busca pela perfeição é um hábito paralisante, pois traz o medo de cometer erros e desfoca do principal, fazer um bom trabalho sem esperar pelo momento perfeito ou as condições ideais. Assim você evita a procrastinação e a baixa autoestima.

Nunca comparar-se com outros:

É difícil não comparar-se com outros com os olhos sempre voltados para as redes sociais e a vida maravilhosa que os outros nos mostram. Seu olhar para a vida do outro afeta o olhar que você tem de si mesmo. Então, procure admirar suas próprias conquistas e comparar-se apenas consigo mesmo.

Pense mais positivamente sobre você:

Torne um hábito diário valorizar suas qualidades e suas conquistas por menores que você pense que sejam.

Se exercite regularmente:

Exercícios físicos liberam vários hormônios valiosos para a melhor regulação do nosso organismo, como a serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. Entre suas funções está a regulagem do ritmo cardíaco, do sono, do apetite, do humor, da memória e da temperatura do corpo.


O autocuidado é a melhor prova de autoestima